Cidades

São Gonçalo estende medidas de isolamento social até 7 de dezembro

Fica proibida a realização de eventos e de qualquer tipo de atividade com presença de público que envolva aglomeração de pessoas. Foto: Marcelo Tavares

Como São Gonçalo segue com risco médio de contaminação pela Covid-19, com cerca de 80% dos leitos ocupados, a Prefeitura decidiu prorrogar as medidas de isolamento social até o dia 7 de dezembro (segunda-feira). O Decreto será publicado nesta terça-feira (1º) com as mesmas regras de enfrentamento à pandemia do Coronavírus - vigentes desde a última semana.

Dentre as determinações, a Prefeitura adotou a diminuição do fluxo de clientes dentro dos estabelecimentos comerciais, que poderão funcionar com dois terços de sua capacidade, ficando impedida a circulação de crianças menores de cinco anos. As atividades e organizações religiosas poderão funcionar, desde que respeitando os protocolos sanitários.

Também poderão abrir as feiras livres que realizem comercialização de produtos do gênero alimentício e o Centro de Tradições Nordestinas, limitando o atendimento a dois terços da capacidade de lotação. Já as academias, estúdios de musculação, pilates e centros de ginástica poderão funcionar com um terço da capacidade, seguindo uma série de medidas estabelecidas em decreto.

Aos estabelecimentos autorizados a funcionar, fica vedada permanência continuada após o check-out e aglomeração de pessoas nestes locais. Continua obrigatório o uso de máscaras faciais para todos os trabalhadores vinculados aos estabelecimentos comerciais e industriais, e seus respectivos clientes, devendo o estabelecimento, obrigatoriamente, oferecer álcool em gel 70%.

Os shopping centers, centros comerciais e galerias poderão funcionar no horário de 10h às 22h, seguindo as seguintes determinações:

  • Garantam o fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel 70% a todos os funcionários;
  • Disponibilizem na entrada do shopping center ou centro comercial, e nas lojas e elevadores, álcool em gel 70% (ou similares) a todos os clientes;
  • Permitam o acesso e circulação no interior do estabelecimento apenas a clientes, frequentadores e funcionários que estiverem usando máscara de proteção respiratória;
  • Adotem medidas de contenção do acesso ao interior do estabelecimento com vistas a manter o distanciamento mínimo de um metro entre cada cliente;
  • Mantenham fechadas as áreas de recreação e lojas como brinquedotecas, jogos eletrônicos, cinemas, teatros e congêneres;
  • Limitem a capacidade de utilização de praças e quiosques de alimentação a dois terços da capacidade de mesas e assentos; proíbam o uso de provadores pelos clientes;
  • Limitem o uso do estacionamento a dois terços da capacidade;
  • Garantam a qualidade do ar dos ambientes climatizados, seguindo os protocolos de manutenção;
  • Espaços como estoques, copa ou outras áreas de serviço deverão ser usados com as mesmas regras de distanciamento e higiene que os espaços comerciais.

Fica proibida a realização de eventos e de qualquer tipo de atividade com presença de público que envolva aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos (profissional ou amador), show, comício, passeata, parques internos e externos, lojas e salas de jogos, espaços de entretenimento e demais atividades que, não permitidas em decreto, acarretem aglomerações.

Casos

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou três óbitos em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), nesta segunda-feira (30), chegando a 775 no total. No último sábado (28), outros seis óbitos foram registrados. 

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 23.533 casos confirmados, 21.992 curados, 86 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 680 em quarentena domiciliar, 775 óbitos confirmados e 35 óbitos em investigação.

Sanitização

O município intensificou o trabalho de desinfecção das ruas da cidade com auxílio de 22 motos adaptadas para trabalhar no combate ao Coronavírus. A Secretaria de Saúde está empregando a mesma tecnologia utilizada pelos chineses, que é o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal.

“A sanitização das ruas é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Todo o trabalho é monitorado pela Vigilância Ambiental, através de um sistema que consegue identificar, em tempo real, em quais ruas as equipes já efetuaram o serviço. A prioridade está sendo garantida aos bairros com maior número de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica.

"Estamos fazendo a pulverização do produto nas ruas e bairros onde a incidência do Coronavírus é mais alta. As motos têm duas velocidades. O deslocamento da base até o local da ação, a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada 5 segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, completa Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental.

Ainda de acordo com Adaly, os funcionários foram capacitados e estão trabalhando com todo equipamento de proteção individual (EPI) necessário: máscara, viseira, luva e macacão branco.

Os agentes percorreram nesta segunda-feira os bairros Anaia Grande, Ipiíba, Jardim Bom Retiro, Jardim Catarina e Antonina. Nesta terça-feira serão beneficiadas as regiões do Anaia Pequeno, Arrastão, Pacheco, Gebara, Jardim Catarina e Nova Cidade.

Na quarta-feira será a vez do Arsenal, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Guaxindiba, Jardim Catarina e Trindade. Na quinta, os agentes percorrerão as regiões Engenho do Rocado, Jardim Miriambi, Marambaia, Santa Luzia, Luiz Caçador, Recanto Acácias. E na sexta as localidades do Rio do Ouro, Laranjal, Monjolos, Largo da Ideia e Mutondo. 

< Bonde das Maravilhas anuncia nova dançarina trans Incêndio assusta em prédio de antiga universidade no Rio <